Iguanas!

Por Animalogia
Categoria:Iguanas
WhatsApp
Facebook
Twitter

Manual da Iguana.

Existem diversas espécies de iguanas espalhadas ao redor do mundo variando em tamanho, comportamento, coloração, dieta e manejo. Aqui nós iremos nos aprofundar na mais popular e criada por todo o mundo sob cuidados humanos: a Iguana-verde (Iguana iguana).

Qual iguana existe no Brasil e diferença entre elas?

No Brasil, existe apenas um representante da família Iguanidae, a Iguana-verde (Iguana iguana).

Como posso adquirir uma?

Para ter uma iguana no Brasil, é preciso que ela seja adquirida em um criadouro comercial regularizado, felizmente no brasil existem alguns, aonde se tem matriz e possivelmente logo terá para venda legal!

Elas são agressivas? Possuem veneno ou peçonha?

Normalmente quando mantidas sob cuidados humanos costumam ficar bem mansas. No Brasil não há nenhuma espécie de lagarto venenoso ou peçonhento, portanto, não, a iguana não é peçonhenta, porem a mordida de uma iguana adulta pode causar sérios ferimentos. Uma observação é que os machos quando adultos podem se tornar agressivos e territorialistas, mas não é regra.

Qual tamanho podem chegar?

As iguanas estão entre um dos maiores lagartos do Brasil podendo alcançar até 1,8 metros da ponta do focinho até a cauda, por terem um porte tão grande, necessitam de bastante espaço para serem bem criadas!

Onde posso mantê-las?

Como citado acima, por terem um porte avantajado, as iguanas necessitam de bastante espaço com galhos e troncos para que ela possa escalar e se exercitar, existem basicamente dois tipos de recintos que podemos construir para uma iguana sob cuidados humanos: O recinto externo ou também chamado de semiaberto, com acesso às condições naturais como sol e ambientação natural.

A segunda forma seria o recinto interno: que simula as condições naturais com o auxílio de equipamentos como lâmpadas UVB e UVA, substrato de qualidade evitando fungos, mofo, bactérias e que mantenha uma umidade de qualidade em seu ambiente.

Recipientes com água, além da necessidade de beber água, ajuda na umidade e hidratação do animal, aonde o mesmo também pode utilizar para termo regular sua temperatura dentro da água.

Todo enriquecimento ambiental é bem vindo, desde plantas artificiais, tocas, substratos, decoração sempre colocando em primeiro lugar a segurança e qualidade do seu animal.

Obs: O recinto externo só é recomendado para pessoas que possuam experiência na manutenção de animais nesse tipo de criação, pois você deve saber evitar problemas naturais e também estar ciente que o animal estará exposto a microorganismos e as interperies do tempo.

O que elas comem?

As iguanas necessitam de uma dieta mais rica em cálcio do que em fósforo, portanto os alimentos e suplementos oferecidos devem ter uma relação cálcio / fósforo positiva. Alimentos e suplementos com fósforo (e sem cálcio) e vitamina D3 devem ser evitados para ajudar a evitar doenças osteometabólicas e hipervitaminose D.

A dieta das iguanas deve ser variada e composta em sua maioria por folhas de cor verde escuro como Couve, chicória, acelga, mostarda, dente-de-leão e outros. Vegetais ricos em cálcio como beterraba, abóbora, brócolis, quiabo, pepino e outros também devem ser oferecidos. A menor parte da dieta das iguanas (cerca de 20%) pode ser composta por frutas como banana (com casca), maçã, goiaba, pera, uva, pêssego e outras.

A suplementação de cálcio ou vitaminas pode ser requerida pelo seu veterinário em caso de alguma carência ou deficiência nutricional, portanto consulte regularmente o seu médico veterinário, biólogo ou zootecnista.

Precisam de aquecimento e fonte UV?

O processo de digestão desses animais requer uma temperatura corporal elevada e, por esse motivo, as iguanas necessitam de uma boa fonte de aquecimento para que consigam se alimentar e digerir o seu alimento de forma eficaz. Diferente das serpentes, ela tem a necessidade de uma fonte UV, é mais que essencial a utilização da lâmpada UVB 5.0, que significa que ela emite 5% de radiação UVB, e a necessidade deste recurso é para promover a síntese da vitamina D3 de extrema importância para o metabolismo do cálcio, aonde a falta dessa fonte pode dar diversos problemas graves a saúde podendo chegar a morte, sempre lembrando que cada animal tem um tempo de exposição diário a lâmpada UVB e que a mesma tem validade entre 6 meses à 10 meses, sendo necessário a troca da mesma após este tempo.

 

Texto escrito e editado por: George Xavier e Luiz Guilherme Ramos. 17/12/2020

#iguana #iguanaverde #pet #reptil

WhatsApp
Facebook
Twitter

Produtos em destaque

Produtos especiais separados pra você

Outras notícias

Você também pode gostar
Animalogia
Qual jiboia eu escolho e qual diferenç...
JIBOIAS Qual jiboia eu escolho e qual diferença entre elas? Atualment...
Animalogia
Pogona
Pogona é um género de lagartos da família Agamidae, muitas vezes conh...
Animalogia
Gekkonidae
Gekkonidae (geconídeos) é uma família de répteis escamados, da subord...
Animalogia
Uso de insetos na nutrição animal: cam...
Uma parceria entre laboratórios do campus da UFSM em Palmeira das Mis...

A Animalogia cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em ‘ok” e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade e os nossos termos de uso.

Animalogia

© 2025

Tudo para o seu Pet! Loja especializada em répteis e anfíbios.

Animalogia

© 2025

Tudo para o seu Pet! Loja especializada em répteis e anfíbios.

Comercial
Contato Animalogia
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Comercial
Contato Animalogia
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.