JIBOIAS
Qual jiboia eu escolho e qual diferença entre elas?
Atualmente há várias espécies vendidas legalmente, variando de gênero e sub genêro.
As mais conhecidas e encontradas no mercado são:
Boa constrictor constrictor. conhecida popularmente como jiboia amazônica
Boa constrictor amarali. Conhecida popularmente como jiboia cinzenta
Boa constrictor ocidentalis. Conhecida popularmente como jiboia da argentina
Epicrates assisi. Conhecida popularmente como jibóia arco íris da caatinga
Epicrates crassus . Conhecida popularmente como jibóia arco íris do cerrado
Epicrates cenchria. Conhecida popularmente como jibóia arco íris da Amazônia
Cada uma contendo sua particularidade, coloração, tamanho entre outros.
De forma geral e simplória as Boa constrictor normalmente ficam maiores e mais pesadas, tendo a coloração predominantemente cinza(havendo exceções) e com cabeças maiores.
Já as Epicrates ficam menores em comparação as Boas, sua coloração é avermelhada/marrom, cabeças menores e olhos pequenos.
Como posso adquirir uma?
Atualmente no Brasil temos várias espécies de jiboias vendidas legalmente por diversos criatórios registrados. Todas devem ser devidamente documentadas, com registros, microchip, certificado de origem e de saúde das mesmas.
Cada estado possui sua legislação, aonde não há uma lei federal aonde rege as espécies e criatórios permitidos.
Elas são agressivas? Possuem veneno ou peçonha?
De forma geral as jiboias não são agressivas, mas pode existir exceções e particularidades, e o manejo do tutor também irá influenciar diretamente em seu comportamento e temperamento.
Não, no Brasil não é permitido a venda legal de animais com peçonha de interesse médico, e o mesmo se enquadra nas jiboias vendidas, aonde possuem dentição áglifa não inoculadoras de toxina.
Qual tamanho ela pode chegar e como é a sua alimentação?
Como já dito as Boas atingem um tamanho maior que as Epicrates, as amazônicas podem alcançar até 3,5m; aonde as fêmeas sempre tendem a crescer mais que os machos. Já as Epicrates normalmente ficam entre 1,5m-2m; mas para ambos isso pode variar devido a certos fatores como: Sexo, alimentação, genética e ambiente.
Obs: Espécie de Epicrates como a do norte (E.maurus) podem ficar ainda menores, em casos de não ultrapassar 1m.
Na idade em que chamamos de “baby” e em sua fase jovem, se alimentam de pequenos roedores como: Camundongo, mercol e Porquinhos da índia; em fases maiores principalmente das Boas aonde alcançam maiores tamanhos é normal encontrar tutores alimentando com coelhos e até aves como a galinha.
O aconselhável manter uma dieta diversificada desde que os alimentos sejam de procedência e qualidade comprovada.
As serpentes diferente da maioria dos animais não se alimentam todos os dias, uma jiboia adulta pode passar meses sem se alimentar, não afetando a sua saúde e sem perder peso significativo. O intervalo de alimentação irá variar da sua idade(tirando exceções), filhotes e jovens normalmente alimentam-se no intervalo de 7 à 10 dias, de acordo com seu crescimento o tutor deverá aumentar os dias de sua alimentação, o peso da presa também tem um fator importante na alimentação, aonde sempre indicamos uma consulta de manejo com um veterinário de silvestres para indicar o melhor peso e intervalo de dias para alimentação correta do seu pet.
Aonde posso deixar elas e qual a necessidade de cada uma?
O local indicado para elas é o terrário, normalmente feito em MDF e a frente de vidro, mas muitos criadores também mantém em caixas organizadoras.
É de obrigação do tutor ter uma fonte de calor estável e segura, pois as serpentes possuem sangue frio e não produzem o próprio calor, aonde é necessário desde a digestão de alimentos até evitar doenças como pneumonia.
Também é necessárias tocas em seu terrário, elas buscam locais escuros para descansar e se sentem segura nos mesmos, então a toca evita estresse em seu pet.
Substrato de qualidade evitando fungos, mofo, bactérias e que mantenha uma umidade de qualidade em seu ambiente.
Recipientes com água, além da necessidade de beber água, ajuda na umidade e hidratação do animal, aonde o mesmo também pode utilizar para termo regular sua temperatura dentro da água.
Todo enriquecimento ambiental é bem vindo, desde plantas artificiais, tocas, substratos, decoração sempre colocando em primeiro lugar a segurança e qualidade do seu animal.
Texto escrito por: Luiz Guilherme Ramos. 04/11/2020
#jiboias #serpentes #pet